
UMA VIAGEM NO TEMPO
No Coração do Douro a gastronomia é pautada pela diversidade que a mãe natureza impõe e guiada pelas mãos e corações dos Durienses.
Os cheiros e sabores que encontramos no Inverno, diferem na Primavera, Verão ou no Outono e são uma autêntica viagem no tempo.

Vinho do Porto
01
São João da Pesqueira, encontra-se no coração da primeira região vinícola demarcada do mundo (Douro Vinhateiro) e é o concelho desta região que contribui com a maior plantação de videiras para a produção deste maravilhoso néctar.
Clique aqui para saber mais sobre a história do Vinho do Porto

02
Azeite
Um ingrediente que não pode faltar nas cozinhas de Nagoselo do Douro, teria de ser produzido pelos próprios. Nagoselo chegou a ser mais terra de azeite do que de vinho, e contam-nos os documentos antigos que “faltando elle [o azeite] há muita falta e necessidade na terra”.
Fumeiro
03
Falar de fumeiro é falar de tradições seculares. Na região do Douro a matança do Porco marcava a época da produção do fumeiro, as salgadeiras enchiam-se e do porco nasciam os presuntos, as alheiras, as alheiras de sangue vulgarmente chamadas na região como moiras, as chouriças e os salpicões. Estes produtos ainda hoje são confecionados de forma tradicional na região e fazem as delícias de quem visita o coração do Douro.

Bôlas
04
Bola de carne, bola de azeite, bola de joelho (tendida no joelho) e bola doce são referências da nossa terra. Tradições e culturas ancestrais que vai poder conhecer e partilhar na vossa experiência.


Amêndoa
05
As amendoeiras em flor são um marco da nossa região, alegrando os nossos Invernos. A amêndoa tornou-se matéria prima das nossas principais atividades! Nas nossas receitas vai encontrar amêndoas!

06
Vinho
Ao longo da viagem vai passar por inúmeras vinhas e com o seu declive vai ver que em todas as épocas do ano elas são bonitas. Aliado à ótima paisagem, terá de provar o ótimo vinho que de lá surge. É certo que vai passar um bom momento ao pôr de sol, com um vinho da região.